sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Faz boa viagem quem dirige com segurança



     Julho é tradicionalmente conhecido como o mês das férias e muitas famílias aproveitam para viajar. Se a escolha por fazer o passeio for o carro, é importante tomar alguns cuidados básicos, que começam pela revisão do veículo e certificação de que todos os passageiros estão seguros


          É durante o mês de julho que muitas famílias aproveitam as férias escolares para viajar. Se a escolha por fazer o passeio for o carro, é importante tomar alguns cuidados básicos, que começam pela revisão do veículo e certificação de que todos os passageiros estão seguros. 

Neste caso, a prevenção faz toda a diferença. Embora as falhas mecânicas correspondam a uma pequena parcela das causas de acidentes, a manutenção do motor, pneus e freios pode impedir colisões. Nenhum planejamento ou cuidado com o veículo, no entanto, é suficiente, caso o motorista e os passageiros ignorem as leis de trânsito. Usar os dispositivos de segurança, respeitar a sinalização e dirigir dentro dos limites de velocidade são exigências mínimas.
Para o especialista em trânsito e diretor da Perkons, José Mario de Andrade, a imprudência é a grande causa dos acidentes de trânsito. "É importante que cada um conheça o seu papel no trânsito e faça o exercício de se colocar no lugar do outro. Quando se consegue prever situações de risco, é possível evitar acidentes".
Ele alerta ainda para o cuidado com a velocidade. “É um princípio da física: quanto maior a velocidade, mais tempo leva para frear. O aumento médio da velocidade está diretamente relacionado com o aumento da probabilidade de ocorrer um acidente e da gravidade de seu impacto”.
Além disso, é primordial que o motorista tenha consciência de que a mudança do trânsito passa, sem dúvida, pela modificação de seu comportamento e não apenas da dos outros condutores. De acordo com pesquisas do Ministério das Cidades a atitude mais comum das pessoas é culpar os demais pelos problemas no trânsito. O levantamento realizado com dois mil motoristas conclui que três em cada quatro deles se enxergam como solução, em vez de problema, no trânsito. E mais: eles acreditam não ser necessário mudar suas atitudes.
Com esse intuito, acaba de ser lançada a campanha nacional pela redução da violência no trânsito: Pare, Pense, Mude. Criada pelo Ministério das Cidades, por meio do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o objetivo é reduzir as ocorrências de trânsito neste período das férias de julho.
A iniciativa faz parte do movimento PARADA – Pacto Nacional pela Redução de Acidentes no Trânsito e está enquadrada na meta firmada com a OMS – Organização Mundial da Saúde. Preconizada pela Assembleia Geral das Nações Unidas para a Década de Ações para a Segurança no Trânsito (2011–2020), a meta prevê uma redução em até 50% das mortes ocasionadas pela violência no trânsito nos próximos 10 anos.
Um caminho que já começa a ser trilhado com resultados significativos, como foi constatado durante o feriado de Corpus Christi este ano.  Houve redução de mortes, acidentes e feridos quando comparado ao mesmo período do ano passado, em rodovias federais, em todo o país. O número de óbitos reduziu em 35%, mesmo com o crescimento de 9,28% da frota de veículos registrado entre maio de 2010 e maio de 2011, segundo dados do Denatran.
Cinto de segurança - O uso do cinto de segurança é uma medida simples que pode salvar vidas: seu uso pelo condutor e pelo passageiro do banco dianteiro reduz em 50% o risco de morte em uma colisão de trânsito.
Apesar disso, um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia indica que apenas 11% dos passageiros utilizam o cinto no banco traseiro. O risco de morte de um condutor utilizando o cinto de segurança, como resultado de um passageiro do banco traseiro sem cinto, é cinco vezes maior do que seria se esse passageiro estivesse retido pelo cinto.
“Muitas ocorrências acontecem num raio de cinco quilômetros da casa da vítima. Os motoristas e passageiros se distraem e acabam abrindo mão do cinto de segurança quando se aproximam do seu destino. É preciso lembrar que estamos sujeitos a colisões até mesmo dentro de ruas de condomínios”, observa Andrade.  “O uso do cinto de segurança, além de ser lei, é imprescindível. Não há argumentos plausíveis para a não utilização do dispositivo”, afirma.
Serviço:
- Confira em www.educacaoetransito.com.br outras dicas de segurança para condutores e passageiros e saiba também os cuidados para fazer a manutenção do veículo.
- A série de vídeos de direção defensiva – que traz instruções do piloto Roberto Manzini para evitar acidentes de trânsito - pode ser conferida gratuitamente no site www.perkons.com, no link vídeos. Nos vídeos são abordados temas como cuidados nos dias de chuva e como evitar aquaplanagens; visibilidade, especialmente em dias nublados; cuidados com ultrapassagens e cruzamentos; distância segura entre veículos; equipamentos de segurança do veículo e pontos cegos; atenção aos movimentos de pedestres, ciclistas ou motociclistas para prevenir atropelamentos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário